quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Posse da Diretoria Executiva da IDGSS





A posse da nova Diretoria Executiva da Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião, aconteceu no dia 15 do mês vigente, na Casa de Recepção Doceria Formiguinha, com a presença dos associados e convidados. O cerimonial ficou a cargo de Diógenes Brandão. Entre os convidados estava o Sr. Carlos Augusto Ramos, coordenador do Projeto Viva Marajó e representante do Instituto Peabiru, que fez um breve discurso.



























quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dia 20 de Janeiro - encerramento da festividade




A festa chega ao fim no dia 20. Logo cedo pela manhã - a "ALVORADA" - uma grande procissão percorre os bairros da cidade  acompanhada pelos ritmos da banda, culminando em uma solene missa na Igreja da Matriz. Ainda pela manhã, acontece o torneio de luta marajoara. A cidade está desde já em clima de festa, esperando ansiosa pela derrubada dos mastros que se dará ao final da tarde. Durante o ritual da derrubada, o leite de onça, a lama, a maisena, as marchinhas carnavalescas tocadas pela banda encarregam-se da grande animação. A disputa pela bandeira é grande , não só pela bandeira como também pelas lascas dos mastros, usadas muitas vezes como amuletos e objetos de promessas. Às 20h acontece então na Igreja da Matriz a missa de encerramento da festividade,finalizada com muita comoção pela atual comissão de foliões. Eles, seguindo seu ritual e usando uma indumentária especial para a ocasião, rodeiam o altar, onde se encontra o santo e põem-se a cantar as folias de início e término de ladainha, intercalada pela reza da ladainha. Ao final formam-se duas filas paralelas, abrindo caminho para que os fiéis possam ir ao encontro do santo pedir sua bênção e agradecer pelos desejos alcançados.(Fonte: Folias de São Sebastião - IPHAN)

*





******

Missa do Vaqueiro

No dia 19 de Janeiro é a vez dos Vaqueiros. Às 8h da manhã, sai a procissão dos vaqueiros, que seguem em seus cavalos e ao som de hinos tocados pela banda, até o local onde será realizada a missa campal.  À tarde acontece a corrida de velocidade, na porteira, seguida da prova de tiração de argolas, que testam os vaqueiros e suas habilidades de montaria.


*

Dia 10 de Janeiro - inicio da Festividade do Glorioso


É então no dia 10 de Janeiro, com a saída do santo da Fazenda Espírito Santo rumo à sede do município, que se inicia oficialmente a Festividade do Glorioso São Sebastião. A festa já começa cedo, com a famosa "alvorada", às 5h da manhã. A banda da cidade, "João Vianna", sai às ruas tocando marchinhas - sempre intercaladas com o Hino Vitória, o hino de São Sebastião - chamando as pessoas para que acompanhem em procissão ao encontro da imagem (a imagem peregrina ainda está na Fazenda Espírito Santo, de onde só sairá à tarde), que será então conduzida pelas mãos do Padre até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde será rezada a missa. À tarde o santo peregrino sai da Fazenda em direção à Igreja Matriz e durante a procissão seus devotos, um a um,  levam-no nas mãos, cobrindo antes com uma manta vermelha, ao som de hinos da Igreja tocado pelos foliões em seus instrumentos - violão, viola, tambor e triângulo. O santo segue lentamente seu percurso, carregado pelos sucessivos fiéis, que o cobrem de fitas vermelhas em ação de graças aos pedidos alcançados. Enquanto isso o clima de festa assola a comunidade com a saída dos mastros rumo à porteira da cidade, ao ritmo das marchinhas da banda, que neste momento abandona os mastros e vai ao encontro da procissão, onde ao final de cada mistérios do rosário ela, e não mais a comissão de foliões, passa a tocar uma música. Ao chegar finalmente à  e encontrar os devotos esperando com os mastros, a comissão canta uma última música - uma folia - e logo em seguida tem início uma grande e animada festa, levada pela banda e suas marchinhas carnavalesca, além de muitos litros de onça, bebida típica da festividade. Parte da procissão segue com o santo em direção à Igreja Matriz, onde a comissão rezará uma ladainha, momento que simboliza a entrega da imagem e a satisfação da comissão, agradecida pelo sucesso de sua jornada. A outra parte se direciona ao local de levantamento dos mastros, numa festa sem hora pra acabar. (Fonte: Folias de São  Sebastião - IPHAN)

*****