terça-feira, 29 de maio de 2012

PEREGRINAÇÃO: no CURRO VELHO



SÃO SEBASTIÃO PERCORRE A CAPITAL PARAENSE
 
Visita faz parte da festividade do município de Cachoeira do Arari.

A imagem peregrina de São Sebastião, do município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó visitou, na manhã de ontem, a Fundação Curro Velho. Funcionários e comunidade local puderam acompanhar a ladainha em homenagem ao santo, que permanece na capital paraense até o dia 10 de junho. Durante esse período, a imagem vai visitar outras instituições e casas de devotos. A visita faz parte da programação da festividade do santo, que acontece em janeiro do próximo ano.

A ideia é levar a imagem peregrina em diversos municípios do estado para manter viva a tradição. “Essa manifestação religiosa do Marajó deve permanecer viva na memória do povo. É algo que desenvolve a cultura local e o lado econômico, principalmente a partir do turismo”, explica Albertinho Leão, coordenador da Irmandade de Devotos do Glorioso São Sebastião. Para o diretor de extensão da Fundação Curro Velho, Walter Figueredo, a presença do santo na fundação mostra a devoção dos artistas que cantam as rezas, além de aspectos históricos. “Temos aqui tesouros humanos. Ao recebê-los, contribuímos no processo de solidariedade e vivenciamos essas histórias de crença e fé”, comenta. Quem assiste à ladainha pode admirar essa tradição que luta para se manter até os dias de hoje. “É muito diferente ouvir a reza cantada em latim. Eu lembro que, quando criança, tinha muito essa reza em casa, mas com o tempo, deixou de acontecer. Agora eu vejo a importância de trazer isso de volta”, destaca a costureira Joana Glória dos Santos, de 59 anos.
A programação de visitas também conta com uma campanha de arrecadação financeira para manter o grupo da peregrinação em Belém e ajudar a custear outras despesas, já em preparação para a festividade.
A próxima ação da Irmandade de Devotos do Glorioso São Sebastião acontece
no domingo, dia 3, no Casota, localizado à avenida Pedro Álvares Cabral, 6111, a partir das 10 horas. No local acontecerá um festival de cultura marajoara em honra ao santo.

Fonte: O Liberal
Comunicação/AMAM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário